sexta-feira, 30 de março de 2012

Desertuna no II Feitiço


Após mais um excelente jantar de tuna, e apesar de muito cansados, a Desertuna "fez-se à estrada" bem cedo no Sábado, dia 24 de Março, para participar, como tuna extra-concurso, no II Feitiço - Festival de Tunas Femininas da Universidade da Beira Interior, que teve como anfitriã a EncantaTuna - Tuna Académica Feminina da UBI.

Logo pela manhã, a tuna dirigiu-se para o pelourinho, ao encontro das tunas femininas convidadas, tendo sido estas A Feminina - Tuna Feminina da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, a Atituna - Tuna Feminina da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, a Samarituna - Tuna Feminina da Universidade Lusófona e a Feminis Ferventis - Tuna Académica Feminina da Universidade do Algarve. O festival organizado pela EncantaTuna teve ainda a presença, extra-concurso, da Cientuna - Tuna Feminina de Ciências do Porto. Após alguns cantares de aquecimento e de breves momentos de convívio com as restantes tunas, parte-se para os Leões da Floresta (segunda visita em menos de 12 horas =P), onde se realizou o almoço das tunas e onde a Desertuna aproveitou para "puxar" pela tunas a concurso, animando uma casa que tão bem nos conhece.


Logo após o almoço, teve início o Passa Calles, cujo ponto de partida, para a Desertuna, era, precisamente, o bar dos Leões. Com as gargantas já quentinhas de cantar, a tuna aproveitou para combater o cansaço com umas cervejitas. Depois, regressou-se ao pelourinho, onde a tuna foi convidada a participar num conjunto de jogos denominado “Bebe num minuto”. Um dos nossos Xás, o Filipe "Smile" Alves, e dois Xeques, o Bruno "Macgyver" Gonçalves e o Bruno "McDiver" Carneiro, fizeram as honras da casa e passaram por umas belas figurinhas, protagonizando momentos espectaculares! Antes de sair do pelourinho, a Desertuna cantou uma serenata, nas arcadas da Câmara Municipal, para as guias e as donzelas que estavam por perto.

Subindo e descendo a calçada, a Desertuna passou, ainda, por mais três casas - o Ti Zé do Adamado, o Bairro Alto e o Oriental de S.Martinho, cantando e animando quem por nós passava e nos ouvia, chegando até a emocionar uma das meninas da EncantaTuna com a música “Recordações”.

Terminado o Passa Calles, a tuna dirigiu-se para a Faculdade de Ciências da Saúde, para preparar a actuação e restabelecer energias. Antes de se iniciar o espectáculo, realizou-se o jantar das tunas, na cantina da FCS, onde se comeu um maravilhoso frango (pito, para alguns...) assado, acompanhado de muita parvoíce e brincadeira.


No final do jantar, os elementos da tuna tomaram o seu lugar no auditório da FCS, para assistir às actuações das tunas femininas que iriam actuar na primeira parte. A abertura da segunda metade do espectáculo ficou a cargo da Desertuna que, com uma actuação enérgica, contagiou o auditório e conquistou fortes aplausos por parte do público. A Desertuna interpretou os temas "Toninho" e "Covilhã", reservando uma surpresa para o final...a "Balada do Desajeitado", que encantou e arrancou sorrisos às donzelas, quer do público, quer das tunas femininas presentes.
Para terminar o espectáculo, tivemos o prazer de ver a EncantaTuna presentar o público com a sua actuação, que incluiu uma participação especial dos Amigos do Bombo de Vales do Rio.

A título de curiosidade, aqui fica a distribuição dos prémios:
Melhor Pandeireta – A Feminina
Melhor Estandarte – A Feminina
Melhor Solista - Samarituna
Melhor Passa-Calles - Samarituna
Melhor Tuna – A Feminina
Tuna Mais Bebedora (Prémio Surpresa) - Samarituna
Tuna Mais Tuna - Feminis Ferventis

Finalmente, para acabar com qualquer réstia de energia que pudesse, eventualmente, existir em qualquer tuno, o festival terminou com uma after party no Oriental de S.Martinho, com muita sangria, cerveja e bifanas, ao som da actuação dos "High Voltage". A festa foi um ponto de encontro para as tunas convidadas, o público e todos quantos por ali passaram, com um espírito de folia e convívio. Foi até de manhã....

O nosso agradecimento à EncantaTuna pelo convite e pela diversão, com os nossos votos de que este festival tenha sucesso e dure ao longo dos anos!

__________________________________________________

PS: Fica uma recordação da nossa actuação no II Feitiço... ;)



Saudações Académicas!

1 comentário:

  1. Inês 'Duracell' Fernandes02/04/12, 01:47

    Foi muito bom ter-vos a animar a festa! Muito obrigado por tudo ;)

    ResponderEliminar